ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!!!

" FELIZES HÃO DE SER TODOS AQUELES QUE PÕEM SUA ESPERANÇA NO SENHOR!"

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 9


Caríssimos, Paz!

      Esse é um texto que enviei ao Blog Shalom Carmadelio (http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/16890-homilia-do-pe-jose-augusto-da-cancao-nova-imperdivel-e-bombastica), diante da confusão que o vídeo do padre da Canção Nova que citei em post anterior causou.  Impressionante notar como está repercutindo, e a variedade de ideias acerca dele...  e entrou este meu texto como comentário, na íntegra, de número 68.  

      Já fica aqui uma opção católica de blog este da comunidade Shalom.  Tem muita coisa boa e o que não se concorda, tal como pode acontecer aqui, se comenta, discute (dentro do respeito) e se publica...

      É preciso que a violência seja combatida de todas as formas, e o diálogo nasça...

      Segue o comentário/texto quase na íntegra! Os poucos cortes  que foram feitos aconteceram tendo em vista a unidade textual e contextual... no blog Shalom o texto está na íntegra, dentro do contexto do que fora comentado lá!

      "O padre (...) contrariou abertamente a posição da Igreja, que nos vem também expressa na 'Cartilha' de orientações da CNBB para as eleições 2010, no seu parágrafo 5, na quarta página:  "A Igreja Católica não apresenta candidatos/as próprios/as..." e por aí vai...

      É de se notar a péssima repercussão que teve o vídeo, a ponto de o Fundador da Comunidade Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib ter-se pronunciado sobre o acontecido pedindo desculpas pelos 'excessos' cometidos E ter ordenado que o retirassem do ar: (cometeu) crime eleitoral!

      E o grande risco é esse, meus irmãos e irmãs, agora ele, o meu irmão no sacerdócio Padre José Augusto, ser aclamado como 'O Corajoso', 'O que teve coragem', e nós, os que acatamos as orientações claras da CNBB e procuramos incentivar os cristãos que pensem, sejam coerentes em suas escolhas, respeitando a liberdade de consciência de cada um como é a proposta CLARA da Igreja para estas ocasiões, sermos tachados de 'os medrosos' ou, como disse acima Edson de Souza, de sermos 'subservientes' a quem quer que seja... agora acontece a inversão de valores:  a desobediência é louvada, a ofensa é louvada!  No quesito 'correção fraterna' não vejo nada lá que diga "exponha o irmão ao ridículo" ou similar...


      E antes que aconteça que alguém venha aqui defendendo tal discurso/homilia em sua tonalidade comparando-o ao episódio em que Jesus entra no Templo e derruba as mesas dos cambistas, eu recomendo que vá orar e estudar a Santa Palavra para não cometer este equívoco teológico...


      O pronunciamento do dito padre feriu gravemente a proposta de "reflexões para o chão que pisamos no momento do voto e de olharmos para o horizonte que alcançamos pelos critérios escolhidos embutidos em nossa escolha" conforme orienta a mesma CNBB e constituiu crime eleitoral segundo os artigos da lei eleitoral sim, essa é uma triste verdade... 

      A questão do aborto não é secundária de forma alguma.  Mas a maneira como a colocação foi feita foi indevida, agressiva, 'tiro no pé'... e senti-me como se o pastor ao invés de acalmar as ovelhas para que ponderem melhor, as tenha induzido ao terror e ao pânico.

      Tenhamos claro que os gritos não fazem parte de uma democracia saudável como é a que é desejada nesse país, nem fazem parte da pedagogia de Jesus.

      A Igreja está ao lado da Verdade.  Nem minha 'voz' nesse comentário reproduz a voz da Igreja toda...  mas pelo menos meu discurso aqui não incita ninguém para a guerra contra quem quer que seja...

      Imagine Jesus levantando a voz contra os que o condenavam... NÃO, ABSOLUTAMENTE... ELE OS AMOU ATÉ O FIM! Tal como o Monsenhor Jonas Abib propôs em sua colocação/retratação pelos excessos do sacerdote de sua comunidade... e não 'subserviência' como o amigo propôs acima e certamente outros tantos já pensaram!

      A Igreja não promove a guerra, promove a Paz e a Verdade!  E a Verdade não é imposta de forma alguma pelo terror ou pelo grito, mas é proposta que deve ser levada tanto mais a sério quanto maior é nosso amor a Jesus.  O Evangelho não é aceito pela força mas pelo poder de Deus.

      Até Dom Odilo (http://twixar.com/VEXNt) pediu maior clareza dos candidatos quanto a sua posição diante disso, o aborto... ninguém viu nem ouviu nem leu em seu pronunciamento episcopal algum juízo temerário acerca de candidato algum, alguma acusação, algum grito, tal como ouvimos no referido discurso/homilia...  Seria o bispo também, como afirmaram acima de Mons Jonas, 'subserviente'?  Não, absolutamente!  Obediente, isso sim!

      E mais, eu vi e ouvi o vídeo de Padre José Augusto, que assim começou: "Vocês vão me desculpar, mas não posso deixar de falar"... gritou, gritou, gritou, acusou e acusou e nada de concreto propôs.  Nem nas orientações da CNBB (que acho que não as conhece, repito, acho que não as conhece, pela maneira como abordou o tema) citou em momento algum.

      As orientações da CNBB são claras...

      Procurem lê-las, rezá-las... entender suas motivações!

      Por isso o vídeo foi vetado!

      Por isso considero que tenha sido 'tiro no pé'.

      Deus nos ajude a discernir com consciência pois o momento urge!  "Completou-se o tempo...""

3 comentários:

  1. É isso mesmo caríssimo, a posição dos leigos é muito mais confortável do que as dos sacerdotes, mas não é a toa que a formação de vocês dura 8 anos ... insisto em dizer, e falo isso sempre para o Léo: vocês são padres da Igreja e não de grupos e comunidades! são de todos os ministérios, de toda tradição, de todo magistério ... Quando vc fala que o padre José desconhece as orientações eu concordo e me pergunto: de que fonte ele bebeu? onde ele buscou as razões de seu discurso? Medo do comunismo, só 1 hora de programação religiosa, advertência de excomunhão ... ou ele é muito ingênuo, pode ser, ou usou de má fé. Ele ignora o magistério e dá ouvidos a "previsões" e "adivinhações" que sabe-se lá de onde vieram?
    A posição da Igreja ficou abalada, por causa desse episódio, de uma tal maneira que nem as acaloradas discussões sobre a bio-ética conseguiram ... Fogo amigo!
    Acho importante intensificar esse esclarecimento, pois o povo está confuso e com receio de se opor a vontade de Deus, confundido com as vozes de pânico de alguns pastores.
    Tenho rezado bastante por essa situação pois o estrago causado foi grande. Quanta gente recolhendo e juntando ... e agora aparece uns e ligam o ventilador em cima do trabalho feito às duras penas ... mas vamos continuar juntando, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo
    tudo isso tem que ser conversado pessoalmente ou em grupos com o povo da paróquia; acho que temos levar essa conversa para todos!

    ResponderExcluir
  3. Até para denunciar ou apontar erros alheios é preciso pensar bem, refletir e, de preferência, não falar no calor da raiva.

    No início do vídeo o padre José falou que ficou 8 dias em retiro de silêncio, e mesmo assim estava "agitado" e isso me faz lembrar Jesus no deserto sendo tentado pelo demônio e depois de recusar os projetos do maligno - riqueza, fama, poder ... - ele saiu fortalecido e ungido para sua missão de anunciar o Reino. É certo que nossos tempos estão muito difíceis, por isso acho que o padre José ficou pouco tempo em seu retiro ... dá a impressão que ele saiu no meio do momento das tentações e não esperou pela fala e a presença do Espírito Paráclito.

    Bem, os estragos foram grandes, as ofensas aos religiosos maiores ainda, a CN ficou numa posição complicada, a hierarquia foi desrespeitada e nada, absolutamente nada, foi construído ... não se apontou um projeto a seguir, um caminho de esperança ...

    O medo e pânico saíram fortalecidos como nunca ... por isso acho que o padre José deixou o seu retiro na metade, no momento das provações.

    ResponderExcluir