ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!!!

" FELIZES HÃO DE SER TODOS AQUELES QUE PÕEM SUA ESPERANÇA NO SENHOR!"

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 8

Caríssimos, Paz!

       Permitam-me dizer algo sobre o vídeo que até bem pouco tempo circulou no youtube, que tinha como tema uma 'homilia' feita por Padre José Augusto, da Canção Nova, no Rincão do meu Senhor, numa ocasião que não me recordo a qual, na qual o sacerdote ORIENTAVA aberta e escancaradamente a não votar em determinada candidata no segundo turno das eleições 2010.

        Se você buscar esse vídeo agora ele não está mais no ar (http://www.youtube.com/watch?v=9761dYZiyl0&feature=player_embedded#!).  A Canção Nova o retirou do ar!

      Por aí começo a questionar:  por qual motivo a Canção Nova o retirou do ar?

      Para os que estiverem mais antenados aqui com nosso Blog, olhando os posts anteriores perceberão que citei uma série de links onde poderão encontrar a palavra oficial da Igreja Católica sobre esse momento que estamos vivendo no país!  E poderão inferir que ninguém do clero está autorizado a falar oficialmente em nome da Igreja sobre candidato A ou candidato B, em hipótese alguma.  Somente a CNBB tem esse direito!  E até publicou um documento entitulado “Eleições 2010: O Chão e o Horizonte”.

      Transcrevo aqui um trecho da Introdução do supracitado documento: "Diante de qualquer situação devemos ter presentes o chão em que pisamos e o horizonte que nossa vista alcança. O primeiro nos dá o senso do real e evita que tropecemos já nos primeiros passos; mas é o segundo que aponta para onde levam os caminhos. Temos uma grande responsabilidade e uma importante missão: colocar na urna não só o nosso voto pessoal, mas a consciência de que ele tem conseqüências para a vida do povo e para o futuro do nosso País (grifo meu).  Não basta votar. Não basta mesmo escolhermos uma pessoa de ficha limpa, por mais fundamental e importante que ela seja. Nossa missão vai além: levar a pessoa ficha limpa a ser eficaz e a se manter ética durante o mandato a serviço do bem comum"(grifo meu).

      Olhar para o chão e para o horizonte significa, em termos práticos, posicionar-se criticamente diante da realidade cotidiana e buscar os meios que mais favoreçam a construção de "uma sociedade justa, pacífica, democrática e ecologicamente equilibrada".
      Com isso, caríssimos, venho exercer meu direito de levantar uma crítica ao já citado vídeo do youtube, o qual considero um tiro no próprio pé que o meu amigo e irmão no sacerdócio deu...
      
      Entendam-me por qual motivo digo que ele deu um tiro no pé:  enquanto a Igreja oficialmente levanta critérios para que seus fiéis consigam "entender a importância do voto e o que deve valer no nosso compromisso como cristão", ele grita, grita e grita, acusa, acusa e acusa, e só.  E mais, a cartilha da CNBB ainda afirma em seu quinto parágrafo: "A Igreja Católica não apresenta candidatos/as próprios/as.  Qualquer sinal nesta linha deve ser interpelado, em nome dos documentos oficiais de nossos Pastores".
     
      Ué, então com autorização de quem ele levantou a voz?

      Ele grita, grita, desafia alguém, desobedece a ordem estrita da Igreja (mesmo que pareça para uma boa causa, lembro a máxima cristã de "quem obedece não erra", ele mesmo se acusa de desobediência citando seu bispo...os fins justificam os meios?) mas não apresenta nada de concreto, nem nunca o vi apresentando, sobre assunto tão delicado e importante como este.

      Sinceramente, vejo essa suspensão desse vídeo do padre pela CN (quiçá pela CNBB) semelhante à resposta (http://twixar.com/Uc2a) que a aliança de batistas deu ao Pastor Piragine tempos atrás por um vídeo seu que circulou e ainda circula na internet, onde, da mesma forma, faz afirmações semelhantes.

      Mas voltando ao objetivo deste post, tentem entender o que eu digo: só essas açōes (gritos) pontuais aqui e ali, talvez para arrancar aplausos, repito, talvez, não constróem o Reino, não nos ajudam (pelo menos a mim não ajuda) a olhar para o horizonte como é a proposta da Igreja, mas me convidam (os gritos, o estardalhaço) a meter a cara no chão de medo... O discurso dele foi completamente desalinhado do da Igreja!  Por isso foi vetado!  É uma constatação clara!

      E tão mau como isso, caríssimos, é o fato de que tenho certeza que muitos realmente o têm  (ou tinham) como 'o profeta', 'o que teve coragem', etc...  e isso é lastimável pois, pensem comigo, o 'corajoso' é o que transgrediu a ordem dada pelos superiores?...  lastimável e perigoso...  então, seguindo essa linha de raciocínio, eu seria 'o covarde', 'o que me rendi a sei lá o quê' por estar obedecendo aos meus Pastores e não apontando ou desabonando ninguém?

      Prefiro obedecer!  Fui formado para isso!

       Digo mais até: para mim pessoalmente está difícil escolher entre estes candidatos pois nem um nem outro quereria no poder, mas também não votarei nulo nem em branco.  Estou escolhendo em quem votar com base nos critérios que a Igreja me ofereceu pela CNBB e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro também, que foram publicados no Testemunho de Fé e na Cartilha da CNBB, os quais já linkei em posts anteriores a este.

       E vejam, com isso não apoio nem A nem B aqui nem em lugar algum, pois meu Bispo orientou aos padres daqui da Arquidiocese à neutralidade em público quanto a esses assuntos, e devo obediência a esta normativa dele e a ele.  Leiam os meus posts anteriores e confiram a veracidade do que afirmo!

      O que tento mesmo instigar é o pensamento... pensemos... aproveitemos a oportunidade da Semana da Vida e aprofundemos nossa busca pela defesa pela vida...

       E pra terminar:  por orientação da CNBB todo e qualquer religioso está desautorizado a emitir sua posição publicamente uma vez que a palavra de um só não representa a posição oficial da Igreja.       Certamente por isso a Canção Nova retirou do ar o vídeo do Youtube... ele fazia e fez mais mal que bem... senti, quando assisti ao vídeo, como se 'o pastor tivesse atirado pro alto e assustado as ovelhas mais que as reunido' como muito bem ilustrou um amigo daqui da Paróquia...  Aposto até que com o veto que o vídeo teve muitos terão o pensamento errado de que a Igreja esteja dividida nesta questão...  A IGREJA NÃO SE DIVIDE!!! ELA É UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA!!!

       Acho que não devíamos nos surpreender muito com gritos, mas mais com propostas e açōes concretas, que possibilitem a construção de algo melhor do que o que temos visto...  busquemos estas propostas agora neste segundo turno, verifiquemos como a Igreja nos orienta, oremos e oremos...

         Seja o Espírito a nos inspirar, sob a intercessão da Virgem Mãe, como os Pastores de nossa Igreja tanto clamam, não o medo!

         Deus os abençoe!
  




Um comentário:

  1. Esses valores invertidos realmente assustam. E muito. O padre que contraria as ordens é exaltado, o policial que não aceita suborno aparece em cadeia nacional como "o herói" (como se essa não fosse a função dele), o gari que devolve o dinheiro que encontrou é tachado de "bobo". Às vezes me pergunto o que será da geração que há de vir... que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir