Caríssimos, Paz!
Tomo aqui o tema dos presidenciáveis e sua posição quanto ao aborto, podendo ser estendido o pensamento aos outros candidatos a outros cargos também, em menor escala!!!
Lembro bem que num passado não muito distante estávamos aqui na Paróquia especialmente, mas também nos noticiários, internet, às voltas com a questão do aborto, como sendo 'pedra de toque' de toda discussão eleitoral...
Certamente muita coisa boa surgiu da conversa que se estabeleceu, e parte disso, como foi a proposta inicial desta 'série Momento Eleitoral', transcrevo e comentarei aqui...
Abram mentes e corações para a discussão...
Querendo comentar, sintam-se livres a fazê-lo!
'Gastamos muito tempo' focando apenas esse único aspecto - aborto - e não avançamos em nada mais; e de coração eu me recuso a votar tendo como guia o medo. Digam para mim: que proposta séria você já ouviu antes destas duas últimas semanas? Propostas de governo? Quase nenhuma. E os media vão atrás, noticiando os ataques mútuos, inaugurações, e o povo parece se divertir às custas da própria desgraça, sem se preocupar com a seriedade da questão... A oposição está deixando de prestar um serviço valioso ao país, quando ao invés de propor avanços ainda maiores, procura criar "factóides"!
Por que será que ela (a oposição) não faz propostas sérias para apresentar à nação?
Será que é devido à falta de propostas?
Reitero o que afirmei em postagem anterior: "Acho que a posição da CNBB e da nossa arquidiocese é sempre correta. O lema EM DEFESA DA VIDA é muito mais amplo, é só vermos o DA e as recentes CFs. Reduzir uma questão tão ampla (defesa da vida) à luta contra o aborto deve ser inaceitável".
Às vezes esperamos as pedras falarem e nos esquecemos dos nossos irmãos.
Permitam-me afirmar, por exemplo, que o artigo http://www.aliancadebatistas.com.br/page/modules/smartsection/item.php?itemid=28 nos ajuda a refletir com mais clareza e lucidez a respeito de uma "grande fogueira" que foi armada nessas eleições. Mas já paramos para nos perguntar com qual objetivo acenderam-na?
Destaco a lucidez, a tranqüilidade e a firmeza com que foi apresentado, este texto, além de estar bem situado no processo da nossa história recente. A firmeza contra o proselitismo foi brilhante.
Não quero passar a idéia de estar defendendo ou indicando o voto no partido A ou B e seus candidatos, ABSOLUTAMENTE DE MANEIRA ALGUMA, e quem me conhece sabe que digo a verdade, não minto; somos absolutamente livres para escolher os que acharmos melhores como já clara e fartamente apontei que nos orienta a Santa Madre Igreja; mas a minha intenção e humilde colaboração é evitarmos esse clima de MEDO que não ajuda a congregar, não constrói alternativas, não aponta perspectivas e, pior de tudo: é completamente desprovido de ESPERANÇA.
O debate do dia 23 próximo passado na UCB foi o melhor de todos que assisti até agora. Evitar que os candidatos fizessem perguntas entre si ajudou muito para o bom nível; a participação da Igreja e da sociedade civil organizada faz a diferença; foi muito bom não ficarmos o tempo só ouvindo dados da economia e números; muitas perguntas levaram os candidatos a se exporem.
Estamos saturados com tantas denúncias sobre corrupção que já não sei o que deve ou pode ser feito; parece com a segurança pública: o aumento da repressão parece não diminuir o nº de pessoas envolvidas no crime.
Quem teve a oportunidade de assistir ao debate daquele dia, promovido pelos canais de televisão e rádios de inspiração Católica, através da Rede Vida, pôde perceber que todos os partidos políticos estão, de alguma forma, alinhados com a 'cultura da morte'. Todos os partidos têm seu braço em favor do aborto, o que é verdadeiramente terrível!
Infelizmente o aborto é apenas mais um dos diversos 'modus operandi' de atentado contra a vida, de forma que, ao mesmo tempo que devemos lutar contra o aborto, devemos lutar a favor da vida e contra tudo que a ameaça. Entretanto, temos que conhecer nossas armas e contra quem estamos lutando, do contrário, continuaremos a perder todas as nossas batalhas.
Pensem.
Votem com consciência. Esta é a única orientação da Igreja.
Novamente aqui vão as colocações tanto da Cúria da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da CNBB, que são do dia 19/09/2010: http://www.bancadigital.com.br/otestemunhodefe/reader2/
Espero que tenham alcançado o nível das colocações e não me interpretem de maneira errônea ou temerária!
Deus abençoe!
Essas discussões tem me ajudado bastante!!!
ResponderExcluirEstão me ajudando muito tb!!! Antes eu não ligava muito pra política, mas depois de todas essas conversas estou até me interresando pelo assunto!!!
ResponderExcluirQue o Senhor me auxilie na hora de votar!!!