"Lembra-te de que és pó e ao pó hás de voltar" |
É com grande alegria que iniciamos hoje, com este dia de jejum, mais um período quaresmal. Digo iniciamos pois todos nós, cristãos, somos chamados a viver em plenitude os mistérios de Cristo e de sua Igreja ao longo do tempo.
Os ritmos anuais nos ajudam e facilitam grandemente nessa empreitada.
Sempre me chama a atenção neste período, para início de conversa, o fato de Jesus ser levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado, especialmente a maneira como ele enfrenta as tentações e as vence, pois não perde jamais de vista o seu Senhor e Pai. E começo minha reflexão por aí: perdemos tantas e tantas vezes nosso Senhor de vista que vamos acumulando no coração a infelicidade, os dissabores da vida, desamor, o medo, etc.
Quaresma é tempo de purificação por excelência! É tempo de despir-nos de todo tipo de vaidade e voltar inteiramente ao Senhor, de todo coração, com atitude!
É tempo de deixar de lado a acédia e o que nos pesa para corrermos rumo ao objetivo proposto...
É tempo de deixar de lado o que nos pesa e correr rumo ao Cristo que nos ama...
Recomendo, caríssimos, que vivamos esse tempo na intensidade que merece... nas práticas penitenciais vividas no seu sentido objetivo.
Para auxiliar a meditação deste tempo quaresmal, proponho a meditação da mensagem de nosso Santo Padre, Bento XVI, para este tempo, datada de 04 de novembro de 2010: http://www.zenit.org/article-20708?l=portuguese
Que o tempo da Quaresma nos leve à santidade!!!
Amém... que nos leve à santidade!!!
ResponderExcluir