ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!!!

" FELIZES HÃO DE SER TODOS AQUELES QUE PÕEM SUA ESPERANÇA NO SENHOR!"

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O QUE PODEMOS FAZER POR CRISTO DIANTE DESTA CALAMIDADE PROVOCADAS PELAS CHUVAS NO RJ?


Caríssimos, Paz!

Diante de tudo o que vivemos aqui no RJ em termo de calamidade pública, causadas tanto pelas chuvas como pela ausência séria dos governos, ainda conseguimos encontrar pessoas se questionando de quem seja a culpa de tudo isso: se das famílias que ocuparam irresponsavelmente encostas ou áreas de risco (como se fosse realmente uma delícia morar em tais áreas), se dos governos (municipais, estaduais e federais), de quem?

Interessante (e triste ao mesmo tempo) perceber que um político tenha jogado a culpa na natureza como se ela por si mesma fosse a responsável sozinha por tanta tragédia em sua cidade. Triste realidade ilustrada pela charge acima! Como também acabo lembrando aqui que o sobrenatural foi culpado pelo terremoto do Chile há tempos atrás...

Creio que, ao menos nesse momento grave, não nos caiba ficar confabulando de quem seja a culpa (para não ficarmos como as ovelhinhas da tirinha acima) mas fazer o que nos cabe COMO CRISTÃOS!

Fico realmente imaginando: o que está AGORA passando na cabeça e no coração daquelas tantas pessoas que, junto com seus pertences e até mesmo parentes, perderam tudo o que construíram ao longo de tantos anos e com tanto sacrifício: quer sejam suas casas, quer sejam suas famílias?As imagens, as notícias, são as piores possíveis.

E O QUE NOS CABE NESTE MOMENTO COMO CRISTÃOS QUE SOMOS? Ficar olhando, de braços cruzados, tantos irmãos e irmãs sofrendo como se nada tivéssemos a ver com eles? Esperar que o governo faça algo?

DIGO QUE NÃO! É preciso que assumamos de fato nossa fé e encontremos JESUS CRISTO naqueles que sofrem, que nos compadeçamos da dor alheia, que estendamos a mão de fato a quem de nós precisa, da melhor forma e da forma mais efetiva possível.
Importa neste momento, irmãos, estender a mão a quem de nós precisa e isso já, GLÓRIA A DEUS, temos visto por aí.

Não podemos deixar de relatar o fato de que em Guaratiba a Igreja Santa Clara e seu Pároco Padre Jefferson estão cuidando num Ciep de mais de 400 pessoas que têm suas casas em situação de risco e lá estão abrigados.

Não podemos deixar de relatar também a arrecadação que estamos fazendo aqui em nossa paróquia (21 2485-2790) de material de higiene, material de limpeza, colchonetes, fraldas (infantis e geriátricas), alimentos não-perecíveis, roupas íntimas novas, para serem levadas à Cáritas Arquidiocesana e por lá distribuídas.

O fato é que realmente acontece como li num artigo simples e bem interessante (http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=14802&cod_canal=44) falta-nos, nas palavras do autor do artigo, "PROFETAS DA ECOLOGIA", pessoas que se disponham a trabalhar pela ecologia de maneira mais integrada e acertada.


Também ouvi nosso Pastor, Dom Orani, em seu programa diário na Rádio Catedral, hoje, às 17h45m dizer que precisamos de uma ocupação e um uso mais sério do solo e de um aproveitamento mais responsável da natureza e de seus recursos, tudo muito bem orquestrado pelas autoridades constituídas. Falta-nos realmente desengavetar um plano diretor para tais ações.

Caríssimos, lembro aqui o que a Carta de São Tiago nos exorta: "Fé sem obras é morta!" Oremos, sim, irmãos caríssimos pelas vítimas das chuvas e seus familiares, mas não só oremos!

Fique para nós, enfim, caríssimos, em nossos corações, o mandamento que Jesus nos deixou:"...não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade".(1Jo 3,18)

3 comentários:

  1. Agir, eis o grande lance!!!
    E especialmente de maneira preventiva, penso eu...
    Após a catástrofe é essencial que sejamos força pra esses que sofrem. Só que outras coisas estão por vir, se continuarmos nos eximindo da nossa responsabilidade, como ser humano, de cuidar da natureza, do próximo... um simples lixo que não se joga no chão, faz a diferença! Não falo de culpa, pq essa não leva a lugar nenhum, mas a partir do momento que me responsabilizo, algo eu posso fazer pra tornar a realidade diferente... Deus nos ajude, a começar por mim!

    ResponderExcluir
  2. O grande problema é que as tragédias só são lembradas durante as notícias. Depois elas caem no esquecimento.

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE,,,QUANTO SOFRIMENTO...Ñ É A HORA DE PROCURAR-MOS OS CULPADOS E SIM DE AJUDAR-MOS À TODOS!QUER SEJA MATERIALMENTE E PEDINDO À DEUS QUE NOS MOSTRE O CAMINHO CERTO A SEGUIR.PEÇO À DEUS QUE ILUMINE O CAMINHO DE TODAS ESSAS PESSOAS QUE SOFREM NESTE MOMENTO!

    ResponderExcluir