ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!!!

" FELIZES HÃO DE SER TODOS AQUELES QUE PÕEM SUA ESPERANÇA NO SENHOR!"

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 11 - E A CAMPANHA CONTINUA LAMENTAVELMENTE INSOSSA

Caríssimos, Paz!

     Impressionante como há 11 dias das eleições nada de tão concreto se vê da parte de nossos candidatos a não ser a tão pífia troca de acusações:  quem acusava continua acusando e quem não acusava agora começa a acusar também, talvez por ter percebido que dá certo de alguma forma.  Enquanto isso, o que é verdadeiramente importante para o país fica de fora dos discursos... fato despercebido pelos de boa vontade que já têm sua preferência definida, o que não é o meu caso!

     Disso tudo, para mim uma coisa, mas uma coisa somente, serviu:  para eu me interessar cada vez mais em assuntos políticos e buscar conhecer um pouco mais do que me for possível e não for negligenciado pela imprensa em benefício de A ou B, como infelizmente a maioria da imprensa age.

     Não estou assustado, somente indeciso, posto que não quereria nenhum destes dois como meu mandatário, mas como cristão preciso decidir por um deles, conscientemente, sem pressão de quem quer que seja ou do que quer que seja.  Como reafirma nosso Pastor Dom Orani, não fazemos campanha por ninguém enquanto pastores desse rebanho.

     Mas quanto ao que havia insinuado no 'título' deste post, continua a troca de acusações.  No horário eleitoral, de forma irônica;  nas inserções, de forma mais agressiva.  Os debates parecem uma conversa entre inimigos, com ausência total dos grandes temas que interessam à população.

     E tome apoio da máquina, adiamento de inquéritos sobre denúncias, situações desmascarando supostas honestidades blindadas, os telhados de vidro alheios, promessas de campanha incompatíveis com o orçamento, etc.

Jornais que noticiam novas mortes em filas de hospitais públicos (sem contar os milhares que ainda agora estão à espera de leitos e de atendimento decente) e arrastões quase que diários a pedrestes e motoristas, não só no Rio de Janeiro...







      Vejo diariamente, na mídia, as promessas mirabolantes de candidato A de construir um milhão de casas, acabar com a pobreza, resolver o problema da saúde (que agoniza e fica cada vez pior há 16 anos, vide os casos recentes de óbitos, no Rio, por exemplo, de pessoas que não conseguiram vagas na UTIs dos vários hospitais estaduais, federais, municipais e conveniados pelo SUS).  E a famigerada CPMF (que diga-se de passagem quase voltou com outro nome com a mesma mentirosa promessa de ter que socorrer a saúde, o que não fez em seus anos de existência nem de longe, e de alguma forma ainda tenta voltar!), serviu a quem?  Serviu de quê?

      Na sede de ganhar as eleições a qualquer custo promete-se aumento do salário mínimo (como disse sem levar em conta o orçamento da União), instalação de clínicas de saúde Brasil afora, programa de assistência à gestante e ao bebê, o que para mim também como já li algures configura compra de voto dos mais humildes e ingênuos, pois reforço que não diz de onde vai tirar dinheiro para fazer tudo isso...

     Tenho visto um querendo tirar vantagem em cima do outro, quase todos levando alguma coisa em troca, muita coisa acontecendo pelos bastidores (que a mídia não mostra na realidade).

      Observo a quantidade de pessoas atacando a independência de Marina Silva, mulher a meu ver bastante coerente, para o segundo turno.  Estamos ou não estamos num regime democrático, onde cada um pode e deve defender seus pontos de vista?  Neste momento, alguns se manifestam de forma 'raivosa' por não ter a candidata derrotada assumido uma  posição favorável ao 'seu candidato'.  Possivelmente estariam mais raivosos se a candidata expressasse sua simpatia e seu voto ao outro candidato.  Insatisfação sempre!

     E o que só temos assistido ultimamente, nessa baixaria, é o que ela mesma disse, antes da derrota no primeiro turno:  o embate, não o debate.  São discussões redundantes acerca do aborto, por exemplo.  É imoral o que estão fazendo e ainda não se deram conta, visto ambos serem a favor deste crime, cada um à sua maneira... e estarem incorrendo em erro de politizar um tema que envolve medularmente as igrejas, para delas se favorecer?, e se alinharem ora a uma religião, ora a outra seita... do tipo querendo acender velas 'para Deus e o Diabo'...  Lamentável essa postura!

      Que os próximos debates sejam determinados por temas relevantes à população brasileira, e que façam parte das perguntas, e que, por ninguém aguentar mais (até por já saber a posição e a 'opinião pessoal' dos dois, bem como suas atitudes e falas já tomadas), lhes sejam proibidas (até nas inserções!) estas questões.


      Consigo, apesar destes pesares, continuar apostando firmemente na mão de Deus que há-de nos conduzir às verdes pastagens.  Mesmo que eu passe pelo vale da sombra da morte comigo tu estás, como cantam várias canções religiosas, das quais aqui destaco uma, dentro de um espírito ecumênico, que muito me edifica, dentre tantas outras, a qual eu convido você a ouvir também, e comigo orar: 

     E a partir dela, oremos:  "Confio em teu amor que não mudará, nem mesmo a morte pode me separar, do teu cuidado e proteção, mesmo quando não te vejo SEI que a TUA MÃO ME SUSTENTA"...

       ALELUIA!!

       Deus abençoe!
    

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 10 - UMA POSIÇÃO MAIS SENSATA

      Caríssimos, paz!

    Copio o que li no blog Shalom Carmadelio http://twixar.com/iJk2 por considerar a posição mais sensata, equilibrada, ponderada até agora sobre este que tema tão polêmico e sobre posturas diversas que têm tomado pastores e rebanho sobre o tema do aborto, não só. Expõe a nós a missão da Igreja frente a tudo isso com bastante lucidez, sob meu ponto de vista... mas não deixa de tocar no aborto...

Dom Cristiano Krapf, Bispo de Jequié: “independente do resultado do segundo turno, a polêmica já teve resultados positivos”


      O Bispo de Jaquié (BA), Dom Cristiano Krapf, assinala que a Igreja católica sempre defende a vida ante o aborto,à margem das distintas posições que possam ter os governantes, e tem como missão essencial a formação das consciências dos cristãos. Assim indicou o prelado no contexto do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. 
 
      Em seu artigo “Pecadores precisam de Leis” (http://twixar.com/iWN), escrito no dia 12 de outubro, Dom Krapf comenta que atualmente “existem divergências maiores diante de pronunciamentos de padres e bispos, e também de leigos e pastores, sobre o PNDH 3 do PT que pretende deixar o aborto sem restrições na lei civil”.
      Dom Cristiano assinala em seu texto que “a polêmica sobre a proposta de descriminalizar o aborto levou para o segundo turno a votação para presidente, e levou candidatos a declarar que são contra o aborto e a favor da proteção da vida pelo Estado”.  No entanto, destaca o prelado da Bahía “a proposta está no programa das Nações Unidas e continua no ar, apesar das advertências pesadas de bispos e pastores famosos por suas pregações. A Igreja precisa continuar com a pregação a favor da vida e a favor da sua proteção pela lei civil, mas com todo cuidado para não se meter nas brigas políticas de luta pelo poder
      Dom Cristiano Jakob defende que “um país precisa de leis para proteger os direitos dos mais fracos”. “Entre os direitos humanos, o primeiro é o direito à vida. O mais fraco de todos os seres humanos é aquele que ainda não nasceu. Como é que alguém pretende ter o direito de eliminar uma vida inocente? 
      São Paulo diz que a lei não é feito para o justo, mas para o pecador. A missão fundamental da Igreja é formar o cristão consciente que sabe o que deve fazer ou deixar de fazer, sem precisar ser enquadrado na força de leis e de castigos. 
      Um cristão bem formado e bem intencionado consegue ver em cada situação o que significa amar o próximo como a si mesmo, e procura agir de acordo com sua consciência”, asseverou. 
      Após denunciar também que “a mediocridade do consumismo egoísta não é coisa para cristão”, o bispo recorda que “na realidade, em quase 20 séculos de cristianismo, a humanidade ainda não conseguiu alcançar esse nível de fraternidade, nem mesmo dentro do convívio familiar. É por isso que a sociedade precisa de leis e trata certos pecados como crimes contra os quais precisa proteger os mais fracos. Também é por isso que revolucionários apresentam o atalho da luta de classes como caminho mais eficiente para um mundo de oportunidades iguais para todos. Acontece que nunca teremos um mundo melhor sem homens e mulheres melhores”.
 


       Dom Cristiano também lembra os fiéis que “Deus confiou o domínio da terra à boa vontade de cada um de nós, e nos deu a capacidade de organizar o convívio em sociedade” e afirma que “independente do resultado do segundo turno, a polêmica já teve resultados positivos”.
  

      Entre os resultados positivos o prelado do nordeste brasileiro destaca:
1) Deu possibilidade ao eleitor de conhecer melhor as propostas dos dois candidatos que continuam no páreo.
2)  Permitiu que todos possam ver que o povo brasileiro quer um governo que cuide da proteção do direito à vida de toda pessoa humana desde o seu início.
3) Levou os candidatos a dizer claramente que vão defender a vida dos mais fracos e não permitir a liberação geral de práticas abortivas.
4) Incentivou um aprofundamento da reflexão que possa ajudar a perceber que existe uma lei anterior a mandamentos religiosos e leis civis positivas, a lei inscrita no coração do ser humano, a lei natural acessível à consciência de cada pessoa.
5) Deixou claro que a Igreja não pode desistir da luta pela proteção da vida, qualquer que seja a posição dos governantes.
 

      O bispo explica que para “a vida pessoal de um cristão de fé, a descriminalização do aborto não muda nada” e ensina que “um cristão autêntico não foge do pecado apenas por medo de cair nas malhas e armadilhas de leis que punem práticas abortivas e outros crimes. Um cidadão honesto não deixa de roubar e matar apenas por medo de ser apanhado e condenado, mas por questão de consciência”.


      “A missão especial da Igreja é formar pessoas que não precisem de leis para fugir do pecado e fazer o bem, mas façam tudo por amor”, destacou Dom Cristiano.


      Referindo-se à liberação do divórcio, que ao cancelar leis que ajudavam a proteger a estabilidade da família, contribuiu para abalar ainda mais os alicerces da família o prelado opina que “a supressão de leis contra o aborto faz crescer as práticas abortivas.  Já surgem os “profetas” do apocalipse que perguntam:  “Até quando será que Deus vai ter paciência com esta humanidade pecadora?” O Brasil é um dos poucos países que ainda resistem à liberação total ou parcial do aborto”. 

      Finalmente o Dom Krapf denuncia que “a liberação do aborto na lei civil faz aumentar a procura do aborto como solução para livrar-se dos problemas da gravidez indesejada”. 

      “A Igreja não pode deixar de tentar impedir que isso aconteça, mas a sua missão essencial é formar cristãos conscientes e coerentes que não precisem das amarras de leis e das ameaças de castigos para evitar o mal e construir sua vida sobre o fundamento maior do amor”, concluiu.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 9


Caríssimos, Paz!

      Esse é um texto que enviei ao Blog Shalom Carmadelio (http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/16890-homilia-do-pe-jose-augusto-da-cancao-nova-imperdivel-e-bombastica), diante da confusão que o vídeo do padre da Canção Nova que citei em post anterior causou.  Impressionante notar como está repercutindo, e a variedade de ideias acerca dele...  e entrou este meu texto como comentário, na íntegra, de número 68.  

      Já fica aqui uma opção católica de blog este da comunidade Shalom.  Tem muita coisa boa e o que não se concorda, tal como pode acontecer aqui, se comenta, discute (dentro do respeito) e se publica...

      É preciso que a violência seja combatida de todas as formas, e o diálogo nasça...

      Segue o comentário/texto quase na íntegra! Os poucos cortes  que foram feitos aconteceram tendo em vista a unidade textual e contextual... no blog Shalom o texto está na íntegra, dentro do contexto do que fora comentado lá!

      "O padre (...) contrariou abertamente a posição da Igreja, que nos vem também expressa na 'Cartilha' de orientações da CNBB para as eleições 2010, no seu parágrafo 5, na quarta página:  "A Igreja Católica não apresenta candidatos/as próprios/as..." e por aí vai...

      É de se notar a péssima repercussão que teve o vídeo, a ponto de o Fundador da Comunidade Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib ter-se pronunciado sobre o acontecido pedindo desculpas pelos 'excessos' cometidos E ter ordenado que o retirassem do ar: (cometeu) crime eleitoral!

      E o grande risco é esse, meus irmãos e irmãs, agora ele, o meu irmão no sacerdócio Padre José Augusto, ser aclamado como 'O Corajoso', 'O que teve coragem', e nós, os que acatamos as orientações claras da CNBB e procuramos incentivar os cristãos que pensem, sejam coerentes em suas escolhas, respeitando a liberdade de consciência de cada um como é a proposta CLARA da Igreja para estas ocasiões, sermos tachados de 'os medrosos' ou, como disse acima Edson de Souza, de sermos 'subservientes' a quem quer que seja... agora acontece a inversão de valores:  a desobediência é louvada, a ofensa é louvada!  No quesito 'correção fraterna' não vejo nada lá que diga "exponha o irmão ao ridículo" ou similar...


      E antes que aconteça que alguém venha aqui defendendo tal discurso/homilia em sua tonalidade comparando-o ao episódio em que Jesus entra no Templo e derruba as mesas dos cambistas, eu recomendo que vá orar e estudar a Santa Palavra para não cometer este equívoco teológico...


      O pronunciamento do dito padre feriu gravemente a proposta de "reflexões para o chão que pisamos no momento do voto e de olharmos para o horizonte que alcançamos pelos critérios escolhidos embutidos em nossa escolha" conforme orienta a mesma CNBB e constituiu crime eleitoral segundo os artigos da lei eleitoral sim, essa é uma triste verdade... 

      A questão do aborto não é secundária de forma alguma.  Mas a maneira como a colocação foi feita foi indevida, agressiva, 'tiro no pé'... e senti-me como se o pastor ao invés de acalmar as ovelhas para que ponderem melhor, as tenha induzido ao terror e ao pânico.

      Tenhamos claro que os gritos não fazem parte de uma democracia saudável como é a que é desejada nesse país, nem fazem parte da pedagogia de Jesus.

      A Igreja está ao lado da Verdade.  Nem minha 'voz' nesse comentário reproduz a voz da Igreja toda...  mas pelo menos meu discurso aqui não incita ninguém para a guerra contra quem quer que seja...

      Imagine Jesus levantando a voz contra os que o condenavam... NÃO, ABSOLUTAMENTE... ELE OS AMOU ATÉ O FIM! Tal como o Monsenhor Jonas Abib propôs em sua colocação/retratação pelos excessos do sacerdote de sua comunidade... e não 'subserviência' como o amigo propôs acima e certamente outros tantos já pensaram!

      A Igreja não promove a guerra, promove a Paz e a Verdade!  E a Verdade não é imposta de forma alguma pelo terror ou pelo grito, mas é proposta que deve ser levada tanto mais a sério quanto maior é nosso amor a Jesus.  O Evangelho não é aceito pela força mas pelo poder de Deus.

      Até Dom Odilo (http://twixar.com/VEXNt) pediu maior clareza dos candidatos quanto a sua posição diante disso, o aborto... ninguém viu nem ouviu nem leu em seu pronunciamento episcopal algum juízo temerário acerca de candidato algum, alguma acusação, algum grito, tal como ouvimos no referido discurso/homilia...  Seria o bispo também, como afirmaram acima de Mons Jonas, 'subserviente'?  Não, absolutamente!  Obediente, isso sim!

      E mais, eu vi e ouvi o vídeo de Padre José Augusto, que assim começou: "Vocês vão me desculpar, mas não posso deixar de falar"... gritou, gritou, gritou, acusou e acusou e nada de concreto propôs.  Nem nas orientações da CNBB (que acho que não as conhece, repito, acho que não as conhece, pela maneira como abordou o tema) citou em momento algum.

      As orientações da CNBB são claras...

      Procurem lê-las, rezá-las... entender suas motivações!

      Por isso o vídeo foi vetado!

      Por isso considero que tenha sido 'tiro no pé'.

      Deus nos ajude a discernir com consciência pois o momento urge!  "Completou-se o tempo...""

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 8

Caríssimos, Paz!

       Permitam-me dizer algo sobre o vídeo que até bem pouco tempo circulou no youtube, que tinha como tema uma 'homilia' feita por Padre José Augusto, da Canção Nova, no Rincão do meu Senhor, numa ocasião que não me recordo a qual, na qual o sacerdote ORIENTAVA aberta e escancaradamente a não votar em determinada candidata no segundo turno das eleições 2010.

        Se você buscar esse vídeo agora ele não está mais no ar (http://www.youtube.com/watch?v=9761dYZiyl0&feature=player_embedded#!).  A Canção Nova o retirou do ar!

      Por aí começo a questionar:  por qual motivo a Canção Nova o retirou do ar?

      Para os que estiverem mais antenados aqui com nosso Blog, olhando os posts anteriores perceberão que citei uma série de links onde poderão encontrar a palavra oficial da Igreja Católica sobre esse momento que estamos vivendo no país!  E poderão inferir que ninguém do clero está autorizado a falar oficialmente em nome da Igreja sobre candidato A ou candidato B, em hipótese alguma.  Somente a CNBB tem esse direito!  E até publicou um documento entitulado “Eleições 2010: O Chão e o Horizonte”.

      Transcrevo aqui um trecho da Introdução do supracitado documento: "Diante de qualquer situação devemos ter presentes o chão em que pisamos e o horizonte que nossa vista alcança. O primeiro nos dá o senso do real e evita que tropecemos já nos primeiros passos; mas é o segundo que aponta para onde levam os caminhos. Temos uma grande responsabilidade e uma importante missão: colocar na urna não só o nosso voto pessoal, mas a consciência de que ele tem conseqüências para a vida do povo e para o futuro do nosso País (grifo meu).  Não basta votar. Não basta mesmo escolhermos uma pessoa de ficha limpa, por mais fundamental e importante que ela seja. Nossa missão vai além: levar a pessoa ficha limpa a ser eficaz e a se manter ética durante o mandato a serviço do bem comum"(grifo meu).

      Olhar para o chão e para o horizonte significa, em termos práticos, posicionar-se criticamente diante da realidade cotidiana e buscar os meios que mais favoreçam a construção de "uma sociedade justa, pacífica, democrática e ecologicamente equilibrada".
      Com isso, caríssimos, venho exercer meu direito de levantar uma crítica ao já citado vídeo do youtube, o qual considero um tiro no próprio pé que o meu amigo e irmão no sacerdócio deu...
      
      Entendam-me por qual motivo digo que ele deu um tiro no pé:  enquanto a Igreja oficialmente levanta critérios para que seus fiéis consigam "entender a importância do voto e o que deve valer no nosso compromisso como cristão", ele grita, grita e grita, acusa, acusa e acusa, e só.  E mais, a cartilha da CNBB ainda afirma em seu quinto parágrafo: "A Igreja Católica não apresenta candidatos/as próprios/as.  Qualquer sinal nesta linha deve ser interpelado, em nome dos documentos oficiais de nossos Pastores".
     
      Ué, então com autorização de quem ele levantou a voz?

      Ele grita, grita, desafia alguém, desobedece a ordem estrita da Igreja (mesmo que pareça para uma boa causa, lembro a máxima cristã de "quem obedece não erra", ele mesmo se acusa de desobediência citando seu bispo...os fins justificam os meios?) mas não apresenta nada de concreto, nem nunca o vi apresentando, sobre assunto tão delicado e importante como este.

      Sinceramente, vejo essa suspensão desse vídeo do padre pela CN (quiçá pela CNBB) semelhante à resposta (http://twixar.com/Uc2a) que a aliança de batistas deu ao Pastor Piragine tempos atrás por um vídeo seu que circulou e ainda circula na internet, onde, da mesma forma, faz afirmações semelhantes.

      Mas voltando ao objetivo deste post, tentem entender o que eu digo: só essas açōes (gritos) pontuais aqui e ali, talvez para arrancar aplausos, repito, talvez, não constróem o Reino, não nos ajudam (pelo menos a mim não ajuda) a olhar para o horizonte como é a proposta da Igreja, mas me convidam (os gritos, o estardalhaço) a meter a cara no chão de medo... O discurso dele foi completamente desalinhado do da Igreja!  Por isso foi vetado!  É uma constatação clara!

      E tão mau como isso, caríssimos, é o fato de que tenho certeza que muitos realmente o têm  (ou tinham) como 'o profeta', 'o que teve coragem', etc...  e isso é lastimável pois, pensem comigo, o 'corajoso' é o que transgrediu a ordem dada pelos superiores?...  lastimável e perigoso...  então, seguindo essa linha de raciocínio, eu seria 'o covarde', 'o que me rendi a sei lá o quê' por estar obedecendo aos meus Pastores e não apontando ou desabonando ninguém?

      Prefiro obedecer!  Fui formado para isso!

       Digo mais até: para mim pessoalmente está difícil escolher entre estes candidatos pois nem um nem outro quereria no poder, mas também não votarei nulo nem em branco.  Estou escolhendo em quem votar com base nos critérios que a Igreja me ofereceu pela CNBB e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro também, que foram publicados no Testemunho de Fé e na Cartilha da CNBB, os quais já linkei em posts anteriores a este.

       E vejam, com isso não apoio nem A nem B aqui nem em lugar algum, pois meu Bispo orientou aos padres daqui da Arquidiocese à neutralidade em público quanto a esses assuntos, e devo obediência a esta normativa dele e a ele.  Leiam os meus posts anteriores e confiram a veracidade do que afirmo!

      O que tento mesmo instigar é o pensamento... pensemos... aproveitemos a oportunidade da Semana da Vida e aprofundemos nossa busca pela defesa pela vida...

       E pra terminar:  por orientação da CNBB todo e qualquer religioso está desautorizado a emitir sua posição publicamente uma vez que a palavra de um só não representa a posição oficial da Igreja.       Certamente por isso a Canção Nova retirou do ar o vídeo do Youtube... ele fazia e fez mais mal que bem... senti, quando assisti ao vídeo, como se 'o pastor tivesse atirado pro alto e assustado as ovelhas mais que as reunido' como muito bem ilustrou um amigo daqui da Paróquia...  Aposto até que com o veto que o vídeo teve muitos terão o pensamento errado de que a Igreja esteja dividida nesta questão...  A IGREJA NÃO SE DIVIDE!!! ELA É UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA!!!

       Acho que não devíamos nos surpreender muito com gritos, mas mais com propostas e açōes concretas, que possibilitem a construção de algo melhor do que o que temos visto...  busquemos estas propostas agora neste segundo turno, verifiquemos como a Igreja nos orienta, oremos e oremos...

         Seja o Espírito a nos inspirar, sob a intercessão da Virgem Mãe, como os Pastores de nossa Igreja tanto clamam, não o medo!

         Deus os abençoe!
  




domingo, 3 de outubro de 2010

POIS É...





      Caríssimos, Paz!



      Vamos nós ao segundo turno nas eleições para Presidência da República.
      Interessante perceber como o povo está dividido.  E certamente isso trará conseqüências ao País, mas não podemos deixar de pensar e pesquisar e repensar mesmo, tendo em vista que agora só temos duas opções.  Não podemos deixar de acreditar que podemos fazer alguma coisa, podemos continuar nos articulando de alguma forma até que consigamos maior e melhor consciência política.

      Perdoem-me a aparente grosseria da foto que escolhi para este parágrafo, mas me sinto assim diante da televisão toda vez que os digníssimos agora no segundo turno se referem um ao outro.
      Tomara que, pelo menos agora, eles nos honrem com debates mais produtivos, com propostas concretas para seu futuro governo, o que em nada nos garante que serão cumpridas...  Realmente estou cansado de ouvir baboseiras e ataques pífios entre eles, que em nada nos motivam a acreditar, mas realmente espero que ajam como candidatos que respeitam a população que pretendem governar e nos mostrem se são realmente competentes como dizem e dignos de nosso voto!

      Continuo na oração e na vigilância destes, embora já tenha minha opinião formada acerca deles, o que me esforçarei por não divulgar aqui obedecendo a recomendações claras...
      Era assim..

      Que agora melhore o nível!

      Deus abençoe!

     



      

     

sábado, 2 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 7



Caríssimos, Paz!

      Divulgo aqui uma bela oração que recebi pelo orkut e agora faço minha...

      DEUS DA VIDA E DA JUSTIÇA,

      Em busca de um Brasil melhor, nós, teus filhos e tuas filhas, vamos mais uma vez às urnas, para escolher as lideranças que governarão nosso país nos próximos anos.

      Sabemos que tu nos sondas e nos conheces. Tu penetras no mais profundo de nossos desejos, nossas intenções e nossos pensamentos. Tu nos fizeste entender que o coração humano é limitado e frágil. De ti aprendemos que a missão é tua e que nossas obras são humilde colaboração. Dá-nos a graça de deixar-nos conduzir por teu Espírito.

      Com tua ajuda, o sábio Jetro mostrou a Moisés que, mesmo fora do Egito, ele se tornaria um novo faraó se não exercesse o poder de forma partilhada. Quando Tiago e João, os filhos de Zebedeu, intercederam por privilégios junto a teu filho, ele nos mostrou que "entre nós não pode ser assim". E, depois de ungido por Maria de Betânia, teu filho também nos mostrou, no lava-pés, que o poder só tem sentido quando colocado a serviço.

      Queremos fazer de nosso voto um gesto de humildade e de profecia, ó bondoso Deus!

      Ajuda-nos a entender que as soluções vêm de tuas mãos, mas que precisamos fazer a nossa parte, cada vez com mais fé e entusiasmo.

      Ajuda-nos a exercer, sob a luz do teu Espírito, o direito do voto, mas também o dever do acompanhamento permanente das pessoas e partidos a quem elegermos.

      Ajuda-nos a entender a importância da democracia, mas também os seus limites, num modelo de sociedade em que o poder está muito mais nas mãos de quem detém o capital.

      E livra-nos do mal de nos corrompermos, vendendo nosso voto. Livra-nos da tentação de esquecermos os teus ensinamentos. Convence-nos a cada dia de que "não é possível servir a Deus e ao dinheiro".

      Que cada vez mais apenas a tua graça possa habitar em nós e em nossa nação brasileira.

      Assim seja! Amém!

      Deus os abençoe!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 6

Caríssimos, Paz!

      Não posso deixar de comentar aqui o que tenho visto e ouvido por aí.  Não sei se se lembram, mas este era o propósito primevo ao iniciar esta 'série' de reflexões que fizemos aqui na Paróquia...

      Sigo comentando pois, como aprendi por aqui também, não podemos simplesmente criticar por criticar nem tampouco ser irracionais em nossas colocações ou repassar alguma coisa sem a referida fonte sob o risco de injustiça e difamação/perjúrio/juízo temerário 'virtual' (por mais bobo ou engraçado que seja o que foi exposto!), mas em todas elas (as colocações) sempre deve haver espaço para o questionamento, a crítica sadia, aquilo que não nos permita 'engolir' tudo com tanta pressa...  

      Acredito seriamente, até mesmo agora gravemente motivado por esses membros daqui da comunidade e de fora a pensar mais ainda, que quando não nos dispomos a pensar, especialmente nestas questões tão sérias que tocam a vida de todos os irmãos, engolimos o que presta e o que não presta... E também acredito que muitos, não poucos, têm engolido uma série de mentiras associados a candidatos reconhecidamente católicos e sérios, por exemplo e não só.

      E uma coisa interessante que aprendi aqui pela Paróquia, em meio a tantas colocações ponderadas, inteligentes, moderadas, não-tendenciosas, é aquelas que dizem respeito aos critérios que estão sendo adotados e indicados por muitos para a escolha de seus candidatos.

      Tenham a certeza de que agora meu objetivo é criticar mesmo, questionar no melhor e mais pacífico sentido do termo, tendo em vista provocar o pensamento.

      Muito se tem falado acerca de candidatos que são a favor da vida e contra a vida, e 'restringem' a questão da vida ao tema do aborto, tema horrendo, mas que me tem provocado o pensamento a partir do que já discutimos por aqui:  a questão da vida é somente a questão do aborto ou uma parte dele?

      Caríssimos, vou tentar me explicar, e o que você porventura não entender, comente ao final do texto, acrescente, elucide mais, a fim de podermos traçar alguma linha de pensamento, ou algumas...

      Tenho visto aqui pelos blogs 'da vida', e também recebido (quem não tem!) uma série de emails que não citam fonte, não dizem quem assina, etc, sobre essa questão da legalização do aborto e desgraças afins e outros tantos que orientam claramente pessoas a não votarem em A ou B por estarem em partidos que são isso e/ou aquilo com relação ao aborto (como por exemplo em http://twixar.com/TtX1 )...

      Lanço aqui meu questionamento:  ser a favor da vida, ou contra ela, é 'somente' posicionar-se na situação do aborto, ou isso (o posicionamento) é apenas uma parte, considerável, no que seja essa tão discutida 'defesa da vida'?

      Por qual motivo questiono isso, e talvez até cause estranheza em você que me segue?

      Já postei aqui anteriormente, num passado bem recente, que estamos aqui em nossa Paróquia por celebrar a Semana Nacional da Vida (no post Momento Eleitoral 3, mais precisamente), onde vamos, inspirados pelo Espírito de Deus e pela Igreja, a ver a questão da Vida com maior abrangência...

      Também digo o que digo e como digo por ver tantos e tantos políticos e/ou candidatos que dizem ser 'a favor da vida' e nada de concreto fazer por tantas outras questões de tamanha importância para o bem comum, tais como a luta contra a corrupção denunciando os governos, contra os maus serviços que são oferecidos, contra 'maracutaias', enfim, mas que ficam presos a favorecimentos a A ou B e por aí vai:  pesquise, leia, informe-se e verá que não estou equivocado no que afirmo...

     O que quero convidar você, caríssimo(a), é a pensar... não aceitar tudo passivamente...

     Lendo, por exemplo, http://twixar.com/96aH8 talvez você se sinta tentado(a) a pensar, num rápido passar de olhos, que todos são e/ou serão e/ou farão assim... que todos tenhamesse tipo de pensamento por estar em lugar A ou B...

     Da mesma forma quando você lê http://twixar.com/JrED pode se encher de medo e pensar:  "já era!".

      Mas não pense assim.

      O que está dito e afirmado categoricamente neste texto, por exemplo, e em tantas outras afirmações livres de pessoas que se arvoram em 'juízes eleitorais' priva o político de seu direito à "objeção de consciência".  Pesquise sobre esse tema...

      O grande problema é que só avaliamos como opção aquilo que nos apresentam, será que só existem opções ruins?

      O texto, embora de fonte confiável, no meu modo de entender, distorce um pouco os fatos pois num primeiro momento afirma 'poderá perder' e noutro seguinte afirma categoricamente 'perderá'... isso dá muita ou toda diferença na maneira de interpretar o texto, quanto mais na interpretação da lei, que como vimos recentemente no caso da Ficha Limpa, por conta de um tempo verbal questionou-se até a constitucionalidade de tamanho ato de mobilização popular.

      Por isso mesmo precisamos especialmente de deputados e senadores comprometidos seriamente com a vida em âmbito geral e não somente em questão do aborto...

      Questione-se, por amor a Jesus Cristo, se o candidato em quem você escolheu já votar fez algo de relevante pela população para a qual foi eleito, ou se somente ficou aqui ou ali não assumindo de fato seu papel político...

       Pensemos nisso para conseguirmos votar em quem realmente será a favor da vida como um todo.

        Elejamos deputados e senadores especialmente que sejam comprometidos com A Vida!!!

       Não acredite piamente em tudo que você leia, especialmente levando em consideração o que for opinião de alguém por mais crível que seja sua opinião ou pareça ser, mas questione, reflita, estude,busque.  E me refiro mesmo ao que você já encontrou pela internet em termos de textos que contradigam o direito constitucional da 'objeção de consciência'!  Em sentido contrário, o Catecismo da Igreja Católica estabelece muito bem: “O cidadão é obrigado, em consciência, a não seguir as prescrições das autoridades civis, quando tais prescrições forem contrárias às exigências de ordem moral, aos direitos fundamentais das pessoas ou aos ensinamentos do Evangelho. A recusa de obediência às autoridades civis, quando as suas exigências forem contrárias às da reta consciência, tem a sua justificação na distinção entre o serviço de Deus e o serviço da comunidade política. ‘Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus’ (Mt 22, 21). ‘Deve-se obedecer antes a Deus que aos homens’ (At 5, 29)”.

      Deus abençoe!