ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!!!

" FELIZES HÃO DE SER TODOS AQUELES QUE PÕEM SUA ESPERANÇA NO SENHOR!"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 5

      Caríssimos, Paz!

      Dentro do que vamos conversando por aqui e por ali temos percebido não poucas pessoas tentadas ao pessimismo e vivendo como pessimistas.  

      Recordo-me que, de tudo quanto já postei aqui especialmente nesta 'série' da palavra da igreja, aquela palavra de ânimo que nos dava a Igreja: "incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos" (in http://www.cnbb.org.br/site/notas-e-declaracoes/4675-nota-da-cnbb-na-proximidade-das-eleicoes).

      Não nascemos pessimistas, mas vamos "aprendendo a ser" à medida que acumulamos frustrações que não podemos assimilar nem processar.

      O que precisamos talvez cada dia reaprender a ser é otimistas, ou, numa linguagem cristã, ser pessoas cheias de fé e de esperança. 

      É como numa história que li certa vez, e que aqui transcrevo, acho que estando em sintonia com tudo de positivo e afirmativo que a Igreja nos têm apontado e indo de encontro com o clima de terror que tenta se impor sobre nós, pessoas de boa-vontade: as atitudes podem transformar o mundo.

      Era assim a história:
     Um homem trabalhava em uma fábrica que se localizava longe da sua casa, por isso ele precisa viajar de ônibus cerca de uma hora todos os dias para chegar ao seu trabalho.
      Na terceira parada, sempre entrava uma senhora que se sentava no banco à janela. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus. A cena se repetia dia após dia.
      Até que certa vez, curioso, o homem lhe perguntou: “O que a senhora joga pela janela?”.
      - Jogo sementes.
      - Sementes? Sementes de quê?
      - De flores. É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia. Eu gostaria de viajar vendo flores coloridas por todo o caminho... Imagine como seria bonito nós todos olhando para fora e vendo a estrada florida.
      - Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acredita mesmo que estas flores vão nascer algum dia aí na beira da estrada?
      - Meu filho, acredito mesmo! É por isso as jogo pela janela, pois mesmo sabendo, não me importo com as que vão se perder nos pneus dos veículos, nos bicos dos pássaros ou com as que vão morrer no asfalto. Eu me importo com as que vão rolar para terra na beira do asfalto e com o tempo vão brotar.
      - Mesmo assim, demoram para crescer, e precisam de água.
      - Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva, e se eu não jogar as sementes, aí mesmo é que as flores nunca vão nascer.
      O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava meio “caduca”. O tempo passou. Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem ficou impressionado ao olhar para fora e ver flores na beira da estrada, muitas flores. A paisagem estava colorida, perfumada, muito bonita. Ele se lembrou da senhora, procurou-a no ônibus e não a encontrou. Perguntou ao cobrador que conhecia todo mundo: “por que a senhora das sementes havia sumido?”.
      - Ela faleceu na semana passada.
      O homem voltou ao seu lugar e continuou olhando pela janela a paisagem florida. Quem diria, as flores brotaram mesmo, pensou. Mas de que adiantou o trabalho daquela senhora? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda.
      Neste instante, o homem escutou uma risada de criança, no banco da frente. Uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada: “Olha papai! Que lindo! Quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas flores? São maravilhosas”.
      Então o homem entendeu que AS ATITUDES PODEM TRANSFORMAR O MUNDO, pois o que aquela senhora tinha feito era transformador, e mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, tinha transformado a estrada, dando um presente maravilhoso para a natureza e para as pessoas que por ali passavam. No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se no mesmo banco que a senhora sentava, tirou um pacotinho de sementes do bolso e começou a jogar sementes pela janela.

      Na verdade, dedico esta história especialmente a alguns irmãos nossos daqui da comunidade que não se cansam de semear esperança no coração e na inteligência de muitos por aqui... e aproveito o ensejo para refletir e exortar que não podemos perder a esperança em meio a tudo de ruim que temos visto...

       Assim como aconteceu na história, esses irmãos não se cansam de semear o que talvez nem vejam ainda em plenitude, não se cansam de viver pela fé... e me parece este o segredo do sucesso mesmo:  investir nas pessoas, favorecer que elas continuem sonhando com coisas boas... e sonhando acordadas até, se posso afirmar isso...

       Lembremo-nos de que se não educarmos a nós mesmos para o despertar de nossas excelências e potencialidades interiores, nem mesmo nós estaremos preparados para adentrarmos no mundo que tanto idealizamos.

       Só através do preparo da pessoa, só através do seu preparo, é que o mundo se tornará um lugar melhor de se viver.

      É como canta um hino de uma Campanha da Fraternidade já passada, mas sempre atual, como tudo o que a Igreja nos propõe à reflexão: Somos gente de esperança / que caminha rumo ao Pai. / Somos povo da Aliança / que já sabe aonde vai./ De mãos dadas a caminho / porque juntos somos mais. / Pra cantar o novo hino / de unidade, amor e paz.

         Então oremos, caríssimos... 

      Oremos como se tudo dependesse de Deus e trabalhemos como se tudo dependesse de nós!

      Oremos para que não caiamos também nós no desânimo e nele estagnemos, mas sejamos operantes em nome de Jesus pela construção da Civilização do Amor!!!
 
        Deus os abençoe!
  

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 4

Caríssimos, Paz! 

      Tomo aqui o tema dos presidenciáveis e sua posição quanto ao aborto, podendo ser estendido o pensamento aos outros candidatos a outros cargos também, em menor escala!!!

      Lembro bem que num passado não muito distante estávamos aqui na Paróquia especialmente, mas também nos noticiários, internet, às voltas com a questão do aborto, como sendo 'pedra de toque' de toda discussão eleitoral... 
      Certamente muita coisa boa surgiu da conversa que se estabeleceu, e parte disso, como foi a proposta inicial desta 'série Momento Eleitoral', transcrevo e comentarei aqui...

      Abram mentes e corações para a discussão...

      Querendo comentar, sintam-se livres a fazê-lo!

      'Gastamos muito tempo' focando apenas esse único aspecto - aborto - e não avançamos em nada mais; e de coração eu me recuso a votar tendo como guia o medo.  Digam para mim:  que proposta séria você já ouviu antes destas duas últimas semanas?  Propostas de governo?  Quase nenhuma.  E os media vão atrás, noticiando os ataques mútuos, inaugurações, e o povo parece se divertir às custas da própria desgraça, sem se preocupar com a seriedade da questão... A  oposição está deixando de prestar um serviço valioso ao país, quando ao invés de propor avanços ainda maiores, procura criar "factóides"!

      Por que será que ela (a oposição) não faz propostas sérias para apresentar à nação?
      Será que é devido à falta de propostas?
      Reitero o que afirmei em postagem anterior: "Acho que a posição da CNBB e da nossa arquidiocese é sempre correta. O lema EM DEFESA DA VIDA é muito mais amplo, é só vermos o DA e as recentes CFs. Reduzir uma questão tão ampla (defesa da vida) à luta contra o aborto deve ser  inaceitável". 

       Às vezes esperamos as pedras falarem e nos esquecemos dos nossos irmãos. 

      Permitam-me afirmar, por exemplo, que o artigo http://www.aliancadebatistas.com.br/page/modules/smartsection/item.php?itemid=28 nos ajuda a refletir com mais clareza e lucidez a respeito de uma "grande fogueira" que foi armada nessas eleições. Mas já paramos para nos perguntar com qual objetivo acenderam-na?

      Destaco a lucidez, a tranqüilidade e a firmeza com que foi apresentado, este texto, além de estar bem situado no processo da nossa história recente. A firmeza contra o proselitismo foi brilhante.

      Não quero passar a idéia de estar defendendo ou indicando o voto no partido A ou B e seus candidatos, ABSOLUTAMENTE DE MANEIRA ALGUMA, e quem me conhece sabe que digo a verdade, não minto; somos absolutamente livres para escolher os que acharmos melhores como já clara e fartamente apontei que nos orienta a Santa Madre Igreja; mas a minha intenção e humilde colaboração é evitarmos esse clima de MEDO que não ajuda a congregar, não constrói alternativas, não aponta perspectivas e, pior de tudo: é completamente desprovido de ESPERANÇA.  

      O debate do dia 23 próximo passado na UCB foi o melhor de todos que assisti até agora. Evitar que os candidatos fizessem perguntas entre si ajudou muito para o bom nível; a participação da Igreja e da sociedade civil organizada faz a diferença; foi muito bom não ficarmos o tempo só ouvindo dados da economia e números; muitas perguntas levaram os candidatos a se exporem.

      Estamos saturados com tantas denúncias sobre corrupção que já não sei o que deve ou pode ser feito; parece com a segurança pública: o aumento da repressão parece não diminuir o nº de pessoas envolvidas no crime.

      Quem  teve  a  oportunidade  de assistir ao debate daquele dia, promovido pelos   canais  de  televisão  e  rádios  de inspiração Católica, através da Rede Vida,  pôde  perceber  que  todos os partidos políticos estão, de alguma  forma,  alinhados  com  a  'cultura  da morte'. Todos os partidos têm seu  braço  em  favor  do  aborto, o que é verdadeiramente terrível!
      
     Infelizmente  o  aborto é apenas mais um dos diversos 'modus operandi' de atentado  contra  a  vida, de forma que, ao mesmo tempo que devemos lutar contra  o  aborto,  devemos  lutar  a  favor  da vida e contra tudo que a ameaça. Entretanto, temos que conhecer nossas armas e contra quem estamos lutando, do contrário, continuaremos a perder todas as nossas batalhas.

      Pensem.  

      Votem com consciência. Esta é a única orientação da Igreja. 

      Novamente aqui vão as colocações tanto da Cúria da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da CNBB, que são do dia 19/09/2010: http://www.bancadigital.com.br/otestemunhodefe/reader2/

      Espero que tenham alcançado o nível das colocações e não me interpretem de maneira errônea ou temerária!

      Deus abençoe!

 

MOMENTO ELEITORAL 3

Caríssimos, Paz!

     Tentando ser o mais ponderado possível, e seguir uma ordem nas colocações (crescente, assim espero!), com a necessária e católica discrição e prudência...

     Tenho certeza, pelo muito que ouço por aí, que todos estamos cansados de promessas que nunca se cumprem, nunca se cumpriram e, talvez, nunca se cumprirão...  Mas isso, como já dissemos, não nos deve servir de desculpa para nos omitirmos em assunto de tamanha gravidade, como é o caso das eleições que estão se aproximando, mesmo que nos sintamos não poucas vezes já desrespeitados...

      Lembro aqui as exortações do Pastor de nossa Arquidiocese, em 17 de setembro próximo passado (e mesmo tantas outras encontradas em edição do Jornal O Testemunho de fé, em sua edição digital de mesma data): "As eleições estão se aproximando! A Assembleia Geral de nossa Conferência Episcopal e o nosso Regional Leste 1 já distribuíram textos sobre as orientações para os católicos neste momento histórico de nosso país. Nesses documentos são explicitados para nós os critérios e as responsabilidades daqueles que irão votar no início do próximo mês.
      Todos nós, batizados, participamos da missão profética de Cristo, pela qual deve ser instaurado o Reino de Deus, a Justiça, a Verdade, o Amor e a Paz. Esta voz profética exige de nós uma vigilância e participação contínua sobre a realidade em que vivemos, infelizmente manchada com muitos contra-valores e interesses que desencadeiam violência e injustiças.
      Sabemos que o pecado penetrou todo o Universo e temos em nós e na cultura que criamos o germe do Mal, a tendência para a destruição e o ódio. É o mistério da iniquidade que, de qualquer forma, quer nos afastar da ordem e da harmonia que provém da adesão a Cristo, pelo qual nos reordenamos no caminho do Bem.
      O Espírito Santo nos ilumine para que a preocupação com o bem comum e a fraternidade, com respeito aos verdadeiros direitos humanos na construção da civilização do amor, esteja presente neste instante de decisões importantes para o futuro da nação
".

      Fica sempre recordada a nós por nossos pastores a importância de assumirmos nosso batismo e agirmos profeticamente em tudo que fizermos, não descompromissadamente, como muitos já se decidiram a fazer...
       Certamente que nenhum de nós quer eleger, para o cargo que seja, um lobo em pele de ovelha, alguém que não honre com sua palavra o cargo pretendido... mas para que tal não aconteça (ou seja, ocupem cargos públicos pessoas inadequadas) faz-se necessário ocupar-se com o acompanhamento dos mesmos não somente nesse período de maior, digamos assim, apelação eleitoral.

      Precisamos aprender que "não basta colocar A ou B para ocupar a função que for pelo voto, é preciso acompanhar o exercício do mandato de todos, até de quem eu não votei, para evitar abusos e crimes legalizados"!
       E mesmo o acompanhamento de que falamos há pouco deverá acontecer seguindo os mesmos parâmetros éticos.  Não se deve ir acreditando em tudo que se ouve e vê nos canais de comunicação, especialmente na internet, pois muito do que se ouve e vê é falacioso, foge à verdade, muitas vezes sob a aparência de verdade. 
  
     Especialmente no que toca às igrejas, quaisquer que sejam, é mister procurar as fontes, e verificar se o que foi dito por alguém (algum pastor, algum padre, algum bispo) corresponde à posição oficial da instituição religiosa a que pertence... o que nem sempre acontece e, inadvertidamente, muitos acabam tomando-a como tal!

      A Igreja Católica, nossa Mestra, ao não indicar candidatos está mostrando um respeito muito grande pelo ser humano ao não tratá-lo como "gado" ou "massa de manobra".

       Acho que a posição da CNBB e da nossa Arquidiocese é sempre correta. O lema EM DEFESA DA VIDA é muito mais amplo, é só vermos o DA e as recentes CFs.

       Fechar a questão da 'defesa da vida' à luta contra o aborto (não obstante reconheçamos a importância de tal tema, procurem entender essa afirmação da melhor e mais católica maneira possível!!!) é inaceitável.  Não é o que a Igreja faz!  Essa luta, muito séria e importante, é parte importante da questão da defesa da vida!  A isso me refiro quando afirmo o termo 'fechar'.  Não vejo ninguém nesse país se manifestando contra as injustiças como nossa Igreja.
 PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA VIDA NA  PARÓQUIA JESUS SACRAMENTADO 2010
     A única saída que vejo, caríssimos, para acatarmos religiosamente o que nos pede e exorta a Igreja é mobilizarmos nossas comunidades, aproveitando da insatisfação geral, não para o desânimo, mas para a discussão sadia desses e de outros temas tão importantes à vida em sociedade...  Sabemos que existem pessoas que estão deitadas 'em berços esplêndidos', em nada preocupados com o bem comum, e outras que não se preocupam com o próximo e demonizam a política e os assuntos referentes à mesma... a esses nossas orações. 

     Nós aqui na Paróquia Jesus Sacramentado estamos procurando fazer nossa parte... 

    Celebraremos, por exemplo, como forma concreta de nos posicionarmos a favor da Vida, a Semana Nacional da Vida na perspectiva da CNBB, abordando diversos temas e promovendo diversas atividades que estejam relacionadas com a defesa da vida.  Procure informações sobre esta semana em  http://www.cnpf.org.br/novo_site/banner/semana_nacional_vida/default.asp .

     Também temos aqui pessoas comprometidas seriamente com a vida que nos ajudam a pensar, a refletir seriamente tudo aquilo que diz respeito à vida. Você tem feito sua parte em sua comunidade paroquial, junto a ela, ou tem sido somente mais um dos que compõem a 'massa' dos 'reclamões' que em nada se mexem para transformar o que se vê?

     Para exercermos nosso profetismo (batismal), urge nos mobilizarmos como cristãos, conscientes e ativos em nossa fé, nos reunirmos (mesmo que virtualmente como hoje parece o mais fácil de fazer em muitos casos) mas também presencialmente, motivando e promovendo situações de debate, de conversa, de acompanhamento real dos que elegemos e não, como já foi apontado acima.

     É como digo aqui em não poucas ocasiões, que o que nos é pedido não é salvar o mundo, isso já foi feito por alguém muito superior a nós, mas fazer a nossa parte!  Cada um precisa dar sua contribuição para que o mundo em que vivemos seja mais solidário e fraterno, a começar de si mesmo e suas posições e atitudes!
     
      O que me dá firmeza nessa posição é estar antenado no ensinamento social da Igreja, e de tentar traduzir esse ensinamento em prática e ações principalmente pelas CFs e em nossas pastorais em nossa Paróquia.

     Deus abençoe!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MOMENTO ELEITORAL 2


Caríssimos, Paz!
     O momento que vivemos como já disse é delicadíssimo... e, como cristãos, não podemos nos dar o direito de ser omissos... nossas omissões chegam aos céus... realmente o 'império da iniqüidade' parece estar presente em nosso mundo, mas não é de agora, mas desde que o Senhor em sua infinita misericórdia nos enviou seu Filho Amado, na plenitude dos tempos, nascido de mulher (Gál 4,4) para que todos tenham vida e a tenham em plenitude (Jo 10,10).  Mas sobre esse assunto, o vídeo do pastor que está circulando na internet, direi mais alguma coisa amanhã...

      Por hoje deve novamente nos INCENTIVAR ficar a orientação oficial da Igreja que nos pede vivamente que "incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos" (in http://www.cnbb.org.br/site/notas-e-declaracoes/4675-nota-da-cnbb-na-proximidade-das-eleicoes).

     Tal notificação oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, nossa Igreja, seja para nós realmente ESTÍMULO.

          Realmente já estamos fartos de tantas notícias de corrupção, de todos os dias encontrarmos nos jornais e revistas e noticiários de toda espécie que fulano de tal desviou, que sicrano recebeu de propina, que beltrano armou para se dar bem em cima do cargo público que ocupava e que deveria servir para beneficiar a população não seus próprios e excusos interesses. 


      Se pararmos para nos perguntar e avaliar a real situação em que se encontram muitos cristãos, certamente iremos encontrar a situação de inércia.  Poucos são os que verdadeiramente buscam se informar no que realmente importa à vida de todos e muitos, a maioria, são os que desejam que muita coisa mude.
       Vendo a figura acima, o que nos diz esta figura?  Qual mensagem nos apresenta?  Questionemo-nos:  quantas vezes este ano discutimos assuntos políticos na seriedade que merece tal assunto?  Quantas vezes discutiu-se intensamente a copa do mundo e a convocação da seleção brasileira por Dunga?  Por qual motivo todos os que torceram pela seleção brasileira não torcem na mesma intensidade, não se mobilizam na mesma garra pelo país durante todo o ano em questões mais sérias?  Será que isso que 'diz' a figura realmente já aconteceu nesse país alguma vez esse ano, por exemplo?  Acho que por aí já podemos perceber onde está o erro. Não se trata aqui de demonizar o lazer justo, assistir jogos de futebol, por exemplo, mas de procurar as prioridades que se dão ao que não é prioritário, como o caso da política, da qual dependemos nós e os nossos...

     Urge nos importarmos mais com a vida política do nosso país, fazendo valer nossos direitos, antes, conhecendo quais são nossos direitos enquanto cidadãos.
      Como seguidores de Jesus Cristo, sobretudo, não temos o direito de nos omitir ante tão importante tema da sociedade, sob o risco de incorrermos no pecado da omissão.
      Um voto consciente é nosso dever como cidadãos desta terra e do Reino também.
     


 
       Caríssimos, se desejamos de fato que alguma coisa mude, precisamos repensar nossa atitude frente ao momento que vivemos...
     Precisamos, você e eu, levar mais a sério que de nossa simples decisão depende a vida de milhares de pessoas, irmãos e irmãs nossos, que podem ser beneficiados ou prejudicados por uns simples apertar de botões...

     
       Precisamos, você e eu, acreditar que juntos somos mais e não dá mais para ficar de braços cruzados aguardando que caia do céu a salvação que já desceu dos céus e habita em nós como força de mudança e restauração.  A mudança que tanto sonhamos depende também de nós!!!

Por ora é só.

Deus abençoe!

sábado, 25 de setembro de 2010

MOMENTO ELEITORAL

Caríssimos, é de sofrer esse tempo em que vivemos... e certamente teria muito a dizer aqui, mas o tempo me aperta, é difícil mesmo.

Prometo que em breve direi mais, o que penso, até porque Deus e uns irmãos bem esclarecidos aqui da comunidade que faço parte e de minha comunidade de origem, me proporcionaram bastante coisa para pensar, discussões muito saudáveis mesmo...

E agora, como fruto destas questões, vou postar aqui algumas impressões que tenho sobre esse período e um pouco do que pudemos já discutir saudavelmente até agora...

Certo é que virão algumas orientações de textos que recebi ao longo deste período eleitoral, e, certamente, o que não for de acordo para você que me acompanha por aqui, deixe um comentário que na medida do possível responderei, até mesmo por email...

O que me alegra é que temos bastante gente pensando junto conosco... isso é muito legal e produtivo!

E podem ficar tranqüilos que sei o que estou fazendo (e/ou farei), uma vez que sei que sou padre católico e devo medir bem minhas palavras e colocações para não ferir nem a Cristo, nem a irmão algum nem à orientação clara que a minha Igreja, através de meu Pastor, me deu...

Mas que a figura acima já dê um pouco do tom do que tratarei aqui por esses dias...

Pra início de conversa, deixo como proposta para pensar esses sites:


Por enquanto é só, caríssimos.  Vamos orando e pensando...